Solução Cabeada

  SOLUÇÃO POR RÁDIO FREQUÊNCIA (RF) COM TECNOLOGIA ZIGBEE EM REDE MESH

O Secovi (Sindicato da Habitação), por meio de instrução normativa de Novembro/2001, denominada “Padronização de Sistemas de Medição Remota Predial”, estabeleceu uma recomendação para que as novas instalações prediais já prevejam a individualização de medição de água e gás. Para tanto, criou um conjunto de especificações para a infraestrutura hidráulica dos novos empreendimentos condominiais que permitem a implantação de sistemas de medição remota.


Para tanto, criou um conjunto de especificações para a infraestrutura hidráulica dos novos empreendimentos condominiais que permitem a implantação de sistemas de medição remota. Esta infraestrutura prevê a instalação de eletrodutos entre os medidores de água, gás e coletores e concentradores de dados, além de definir um projeto hidráulico que unifique a entrada de água por somente uma tubulação.

Quando os empreendimentos apresentam tais características, a solução cabeada poderá ser utilizada. A solução se baseia na instalação de concentradores de dados em cada andar, chamados Data Units, com capacidade para leitura de até 8 medidores de água ou gás, que recebem os dados, por meio de sinais pulsados, enviados pelos medidores. Os Data Units são interligados por rede serial RS 485 e enviam as informações de consumo totalizado a um gateway interligado a rede celular ou a rede telefônica por modem ADSL. 

O Portal de Medição, instalado em um Data Center com toda segurança de acesso e rotinas de back-up, garante a manutenção dos dados, permitindo a acesso remoto às informações de consumo de forma individualizada, para cada usuário cadastrado no sistema. O controle deste acesso é gerenciado pelo Administrador do Sistema definido pela Administradora do Condomínio. A figura abaixo exemplifica uma instalação cabeada. Para informações sobre a funcionalidade de cada módulo, aponte sobre o mesmo que uma caixa de texto dará a devida explicação.