29/03/17 - NOVA FÁBRICA DA ECIL ENERGIA EM PIEDADE, INTERIOR DE SP

Após o realinhamento estratégico da empresa ECIL ENERGIA Indústria e Comércio LTDA, objetivando a melhoria dos processos de operações e desenvolvimento de produtos, em 2017, o controle operacional da Empresa passa a ser assumido pelo Grupo ECIL.

A reestruturação societária se consolidou com um importante aporte de capital com consequências positivas para a ECIL ENERGIA e seus clientes, proporcionado à organização uma gestão integrada com as demais empresas do grupo, otimizando processos e recursos, além de criar um melhor dinamismo executivo.

Saiba Mais

15/07/15 - Celpe instalará 850 medidores inteligentes em Fernando de Noronha

A Celpe está investindo R$ 17,6 milhões para transformar a rede elétrica de Fernando de Noronha em smart grid. Para tanto, a empresa está modificando a infraestrutura elétrica da ilha em Pernambuco e já comprou 850 medidores inteligentes.

Com o investimento, a empresa pretende entender melhor o comportamento da carga da região e aplicar ações de eficiência energética. O projeto reunirá as tecnologias mais modernas de medição, telecomunicação, informação e automação de sistemas elétricos. A nova rede elétrica permitirá uma melhor gestão e monitoramento do consumo de energia de cada ponto em Noronha, além de proporcionar agilidade na correção de falhas elétricas, processos de leitura e ações de religamento.

“Noronha vai ser 100% smart grid”, afirmou Solange Ribeiro, presidente da Neoenergia, holding que controla as concessionárias Celpe, Coelba (BA) e Cosern (RN). Segundo a executiva, a implantação das redes inteligentes também vai proporcionar o desenvolvimento da microgeração no arquipélago. Solange conversou com jornalistas após a inauguração da segunda usina solar Noronha II (550 kWp), nesta sexta-feira, 10 de julho.Segundo Ana Mascarenhas, gerente de eficiência energética da Neoenergia, a expectativa é que só com o monitorando da carga já proporcione uma econômica de 10%. “As redes inteligentes dá um enorme subsídio para se trabalhar a eficiência energética”, afirmou.

Jose Eduardo Tanuri, diretor de regulação da Neoenergia, explicou que as tecnologias de smart grid permitirão uma recomposição mais ágil das cargas em casos de falta de energia. “Quase não vai precisar de intervenção humana. Outra coisa que vai ter é um maior conhecimento sobre o perfil de caga de cada unidade, permitindo direcionar melhor o atendimento para aquela região”, explicou. Com esse maior conhecimento da rede, também podemos melhorar o perfil de geração da ilha. Esse projeto de smart grid viabilizará a melhoria de tudo isso. A ilha ficará com um perfil de consumo de energia muito mais sustentável”, completou Tanuri.

Wagner Freire, da Agência CanalEnergia, de Fernando de Noronha (PE)*, PeD e Tecnologia. Fonte: CanalEnergia, publicado em 10/07/2015, Clique Aqui


A Celpe contratou a Ecil Energia para implantar o Smart Grid de Medição desse projeto. A rede de telecomunicações será formada pelas tecnologias WiMAX, Fibra Óptica e RF-Mesh, as quais combinadas escoarão o tráfego de dados, que será gerado pelos concentradores de comunicação dos medidores, religadores automatizados e localizador de falta, para o ponto principal na Usina Tubarão.
Para atender as especificações técnicas do projeto, a Ecil Energia implantará serviços de engenharia, instalação e integração dos equipamentos de telecomunicações, totalizando: 6 Estações Rádio Base (Modelo Merbine-GE Digital Energy); 4 Rádios Link Ponto a Ponto; 35 Subscriber / CPE (Modelo Mersone-GE Digital Energy); 10 Pontos de Rede Mesh (Rede Híbrida) e Religadores.

10/03/15 - Projeto Cidade Inteligente da Elektro na Edição do Jornal Band Cidade

São Luiz do Paraitinga é a sede do projeto-piloto da Elektro que visa unir o que há de mais moderno em tecnologia com a economia de energia elétrica: a Cidade Inteligente.

O projeto contará com ações de Medição Inteligente, Geração Distribuída, Iluminação Pública, Veículos Elétricos e Interação com Consumidores. No segmento de Medição Inteligente do projeto, a Elektro contratou a Ecil Energia para o fornecimento de 4.500 medidores inteligentes com comunicação 6LoWPAN da Cisco, a integração dos medidores com a rede NAN e a conexão dos gateways ao ponto de concentração da rede corporativa da Elektro.

A arquitetura do projeto também contará com a instalação de um NOC - Centro de Operações de Rede, localizado em Campinas, que receberá todas as informações do Centro de Medição de São Luiz de Paraitinga. Com o desenvolvimento dessa infraestrutura, a Central de Medição da Elektro poderá trocar informações e comandar os medidores, gerenciando de forma individualizada cada consumidor, podendo ainda detectar falta de energia em cada residência, aplicar novas modalidades tarifárias e fazer corte e religamento remoto.

Fonte: Band Cidade, publicado em 10 de março 2015. O vídeo começa em 0:19 – 3:53 – Momento Rio Vivo. Assista o vídeo, Clique aqui

18/09/14 - Elektro lança o Projeto Cidade Inteligente em São Luiz do Paraitinga

Elektro lançou o Projeto Cidade Inteligente em São Luiz do Paraitinga (SP), que receberá R$ 18 milhões em investimentos. Até o fim do ano serão instalados medidores inteligentes, painéis solares e lâmpadas inteligentes.

A cidade, localizada no Vale do Paraíba, foi escolhida para receber o projeto que visa mobilizar toda a comunidade do município para uma mudança comportamental e cultural, de modo que se permita uma cidade rica em tecnologias de informação e comunicação. A partir de setembro serão instalados painéis solares para geração de energia em prédios públicos, onde a redução de consumo será em torno de 45% e em residências chegará a 60%. Os painéis serão instalados sem custos para os clientes. Ao todo serão instalados 6 mil medidores inteligentes, em 100% do município.
Fonte: Smart Utility, publicado em 14 de agosto 2014, Saiba Mais.

22/08/14 - Ecil Energia marcará presença no ENIE 2014 (Encontro Nacional de Instalações Elétricas)

Temos a honra de convidá-lo a visitar o ENIE 2014, um ponto de encontro das empresas e profissionais do mercado, com o que há de mais avançado nas tecnologias de instalação predial e industrial de média e baixa tensão.

Durante o congresso do ENIE, a Ecil Energia apresentará o case “Inovcity Aparecida - Um projeto integrado de Rede Inteligente”. Este projeto é uma completa iniciativa de “Smart Grid” que abriga ações de mobilidade elétrica, geração distribuída, iluminação pública, eficiência energética e instalação de medidores inteligentes nos clientes de baixa tensão no Município de Aparecida, interior do Estado de São Paulo.


Saiba Mais
14/05/14 - Elektro premia Ecil Energia como a Melhor Fornecedora de Soluções Materiais e Ferramentas de 2013

Anualmente, a Elektro honra seus melhores fornecedores através de uma premiação que reconhece e incentiva os melhores processos. Na 10ª Edição do Prêmio Fornecedor Elektro realizada no dia 08 de Maio de 2014, na cidade de Valinhos em São Paulo, a Ecil Energia foi eleita como a melhor fornecedora na categoria “Soluções Materiais e Ferramentas” do Ano de 2013.

O prêmio foi entregue ao Engenheiro André E. Suzumura Cintra, gerente do departamento de operações da Ecil Energia, que juntamente com sua equipe, realizou com competência e responsabilidade um excelente trabalho, que fez toda a diferença nesse projeto da Elektro.


Leia a matéria na íntegra, clique aqui.
17/04/14 - Grupo Ecil lança novo vídeo institucional para comemorar 85 anos

Para homenagear a todos que fazem parte dos 85 anos de sucesso do Grupo Ecil, foi idealizado um filme institucional que relata sua jornada até os dias atuais.

O vídeo é uma demonstração de afeto e admiração por seus colaboradores, peças essenciais dessa história brilhante. Afinal, a dedicação e o empenho de todos constrói um futuro promissor.


Assista ao novo vídeo institucional e conheça melhor a história do Grupo Ecil
24/03/14 - Ecil Energia e GE marcarão presença na UTCAL 2014

A Ecil Energia e a GE Digital Energy marcarão presença no principal evento internacional (Summit) sobre os temas de Telecomunicações, TI, Automação e Segurança da Informação da América Latina.

Durante a Utilities Telecom Council, a GE apresentará 03 palestras que abordarão inovadores temas.

Saiba Mais
11/09/13 - Ecil Energia apresentará amplo portfólio de soluções durante a Distributech 2013

Destaque na implementação de projetos de P&D no mercado elétrico brasileiro, durante a Distributech, a Ecil Energia apresentará o seu amplo portfólio de soluções que inclui: medição inteligente, automação de redes elétricas, automação de subestações, automação de redes subterrâneas, redes de comunicação e sistemas de supervisão, proteção e controle.

VISITE NOSSO STAND N°533. Distributech Brasil 2013 | 24 a 26 de Setembro de 2013 | Transamérica Expo Center - São Paulo, Brasil.

Saiba Mais
22/07/13 - Visite nosso stand no Metering Latin America 2013

No Metering Latin America 2013, a Ecil Energia demonstrará uma arquitetura integrada de redes inteligentes aplicada no Projeto InovCity, na cidade de Aparecida/ SP, e que também contemplará novos projeto em dois municípios brasileiros: Domingos Martins e Marechal Floriano, no Espírito Santo.

VISITE NOSSO STAND N°30 – RUA B.

14/11/12 - Medidores inteligentes de energia começam a sair do papel

Uma nova tecnologia para medição do consumo de energia começa a ser implantada no mercado brasileiro. São os medidores inteligentes, equipamentos digitais que vão substituir os tradicionais "relógios de luz" que medem a energia consumida nas residências. Os medidores se comunicarão com outros equipamentos (concentradores) fixados em postes, que farão a conexão entre os consumidores e a distribuidora de energia por meio de internet 3G.

Leia a matéria na íntegra, clique aqui
30/08/12 - Ecil Energia e EDP sortearam scooter elétrica na 10ª Edição do Metering Latin America

A Ecil Energia esteve presente na 10ª edição do Metering Latin America 2012, que aconteceu de 21 a 23 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.O evento contou com forte presença internacional de profissionais e empresas atuantes no desenvolvimento e implementação de projetos de medição inteligente e mobilidade elétrica,incluindo a exposição de motos e carros elétricos, que são partes dos projetos mais importantes de cidades inteligentes no Brasil.

Saiba Mais
10/08/12 - ANEEL regulamenta medidores eletrônicos

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, em sua 29ª Reunião Pública Ordinária, em 7 de agosto, a resolução que regulamenta os requisitos básicos para os sistemas de medição eletrônica de energia elétrica de unidades consumidoras do Grupo B (residencial, rural e demais classes, exceto baixa renda e iluminação pública). Fonte: Terra.

Leia a matéria na íntegra, clique aqui
12/07/12 - Realizado I Workshop "Sinergia e Foco na Atuação da Ecil Energia"

A Ecil Energia, empresa especializada no desenvolvimento de produtos e serviços para as áreas de Automação Industrial, Telecom e Energia, realizou nos dias 28 e 29 de junho seu I Workshop “Sinergia e Foco na Atuação da Ecil Energia”, em São Paulo, destinado à equipe comercial (gerentes e representantes).

Saiba Mais
23/04/12 - Ecil Energia coloca em operação nova linha de produção de religadores para a CPFL

Visando expandir a sua capacidade de produção e atender exclusivamente a CPFL, a nova linha de produção foi iniciada na unidade de Piedade, no interior de São Paulo.

Confira as fotos da linha de produção
30/03/12 - Aparecida ganha projeto pioneiro de energia

As novidades ainda não aparecem no bolso dos consumidores, mas já estão nas ruas e casas de Aparecida. São novos medidores de energia, novas lâmpadas em vias públicas e até mesmo postes diferentes, preparados para fornecer energia a carros elétricos. Fonte: Inova - Páginas 24, 25 e 26.

Leia a matéria na íntegra, clique aqui
13/03/12 - Ecil Informática lança nova identidade corporativa

A Ecil Informática lança nova identidade corporativa, com nova logomarca que posiciona a empresa no setor de energia. A reformulação da identidade corporativa faz parte da unificação entre a Ecil Informática e a Ecil PSTI, e definitivamente foi adotada como estratégia para utilizar a força da marca e o potencial de comunicação Empresarial da Ecil, que hoje passa a assinar a sua marca com o nome Ecil Energia. Fonte: Smartgrid News.

Leia a matéria na íntegra, clique aqui
Nov - Dez/11 -Primeiros Passos

O mais recente plano de investimentos foi da EDP Energias do Brasil, empresa do Grupo EDP Energias de Portugal, que anunciou o projeto Inovcity que tornará a cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, como a primeira cidade com rede inteligente de energia no Estado. Fonte: Smart Energy - Página 21

Leia a matéria na íntegra, clique aqui
21/11/11 - InovCity Aparecida

A Ecil transformou a criatividade em energia. E agora, está transformando Aparecida na 1ª cidade com a mais completa rede inteligente de energia do País. InovCity Aparecida: A Ecil implementa a rede inteligente deste projeto. Anúncio da Ecil - Veículo: Smart Energy - Veiculação: Nov/Dez 2011.

Confira o nosso anúncio, clique aqui.
16/11/11 - Ecil e Prolux realizam o 1º Workshop Técnico em Criciúma/SC

A Ecil realizou no dia 09 de Novembro de 2011, o 1º Workshop Técnico com as Cooperativas de Energia de Santa Catarina. Em parceria com a empresa Prolux, o evento que aconteceu no Hotel Apolo XVI foi um sucesso.Após o coffee break foi aberto à sessão de palestras, que contou com a participação de representantes de 19 empresas.

Saiba Mais
30/10/11 - Agradecemos sua visita ao nosso stand durante o Metering 2011

Mais uma vez a Ecil marcou presença no Metering, que aconteceu entre os dias 25 e 27 de Outubro em São Paulo. O evento trouxe muitas novidades para o mercado de "Smart Grid" brasileiro e latino americano.

30/10/11 - O MD-1400 é o medidor pioneiro no maior projeto de Smart Grid no Estado de São Paulo

O projeto-piloto da 1ª cidade paulista com rede de energia inteligente foi desenvolvido em parceria com a EDP Energia SA, empresa distribuidora de energia elétrica, será implantado na cidade histórica de Aparecida do Norte, e terá início durante o 4° trimestre de 2011.

Saiba Mais
20/10/11 - EDP vai tornar Aparecida a primeira cidade com energia "inteligente" do País

Aparecida, a capital do turismo religioso do Brasil, ganhará agora um novo rótulo. Localizado a 168 quilômetros de São Paulo, no Vale do Paraíba, o município será o primeiro a ser totalmente atendido por medidores eletrônicos (smart grid) no País. Fonte: Estadão - Economia.

Leia a matéria na íntegra, clique aqui
30/09/11 - MD-1400 Medidor pioneiro no maior projeto Smart Grid no Estado de São Paulo

Desenvolvido e Fabricado pela Ecil Informática e pelo Grupo EDP, através de um projeto de P&D, o Medidor MD-1400 é parte de um projeto piloto da 1ª cidade paulista com rede de energia inteligente, que será implantado na cidade histórica de Aparecida do Norte/SP. Fonte: Smartgrid News.

Leia a matéria na íntegra, clique aqui
29/09/11 - EDP desenvolve primeiro medidor inteligente com tecnologia nacional

São Paulo – A EDP no Brasil, empresa do Grupo EDP Energias de Portugal e controladora das distribuidoras EDP Bandeirante e EDP Escelsa, é a primeira empresa do setor elétrico brasileiro a obter homologação do INMETRO para um medidor inteligente de energia com tecnologia nacional e dentro dos requisitos exigidos pela Aneel, no âmbito da Audiência Pública 43 (AP 43). Fonte: Portugal Digital.

Leia a matéria na íntegra, clique aqui
28/09/11 - EDP lança medidor inteligente com tecnologia nacional

O medidor MD -1400, monofásico direto, é fruto de uma parceria de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da companhia portuguesa com a empresa Ecil Informática. A linha de medidores inteligentes é complementada por uma solução de comunicação remota, composta por um elemento coordenador de rede e um sistema de gerenciamento remoto. Os conceitos de rede utilizados são o HAN (Home Area Network) e o NAN (Neighborhood Area Network). Fonte: Smart Energy.

Leia na íntegra a matéria, clique aqui
28/09/11 - EDP homologa medidor e anuncia projeto de smart grids no interior de SP

A EDP Brasil anunciou nesta quarta-feira (28/9) que obteve a homologação do Inmetro para um medidor inteligente de energia com tecnologia nacional dentro dos requisitos exigidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tornando-se a primeira empresa nacional a realizar tal procedimento. O aparelho, chamado de MD1440, é fruto de uma parceria com a Ecil Informática.

Leia na íntegra a matéria, clique aqui
14/06/11 - Ecil Informática fecha contrato de fornecimento de Religadores com a Energisa

Os religadores serão instalados em todas as áreas de concessão da concessionária. O projeto engloba o fornecimento de remota de comunicação que dispensa o uso de servidor de comunicação, pois a própria remota estabelece uma VPN com a rede da Energisa. A RT5030 também suportará o protocolo SNMP, podendo ser gerenciada remotamente como qualquer dispositivo de rede.

23/05/11 - Em Maio a Ecil finalizou a entrega de 1000 religadores para a AES Eletropaulo

Parabenizamos a todos por mais essa vitória de nossa equipe, que se empenhou ao máximo para cumprir o cronograma ousado do projeto. Nossos agradecimentos também a toda equipe da Eletropaulo, pela parceria, colaboração e principalmente pelo profissionalismo.

15/04/11 - A Ecil Informática marca presença na Feira Internacional da Indústria Elétrica, Energia e Automação – FIEE

A Ecil Informática esteve presente em mais uma edição da Feira Internacional da Indústria Elétrica, Energia e Automação – FIEE, que aconteceu entre os dias 28 de março a 1 de abril, no Centro de Exposições Anhembi. Foi demonstrado durante a exposição, o sistema de medição inteligente Zigbee, sistema pré-pago de energia, portal de medição, sistema integrado de processo (eSIP), entre outros.

03/01/11 - A Ecil Informática já entregou 200 religadores a AES Eletropaulo

A Ecil Informática já entregou 200 religadores a AES Eletropaulo, que em tempo recorde, já instalou todos os equipamentos através de uma operação especial que visa cumprir o cronograma previsto. Estes equipamentos fazem parte de um contrato para fornecimento de 1000 religadores. Diferenciais como o peso reduzido do religador e comunicação via Bluetooth, estão sendo essenciais para o sucesso da operação. A Ecil está entregando todos os religadores já parametrizados, com seus kits de instalação no poste e prontos para entrar em operação, facilitando dessa forma a logística da AES Eletropaulo.

20/12/10 - A Ecil Informática e a Schweitzer firmaram uma parceria para fornecer uma solução de automação para 37 subestações da Elektro

O projeto engloba todo o sistema de automação, proteção e controle dos bays de entrada e saída das subestações. Todos os equipamentos e instalações serão baseados na norma IEC61850.

30/11/10 - A Ecil fechou um contrato de fornecimento de religadores com o Grupo EDP

Os religadores serão instalados nas redes da Bandeirante Energia e da Escelsa. O inspetor do grupo EDP visitou as fábricas da Tavrida Electric na Rússia e Alemanha podendo acompanhar todos os ensaios de rotina.

10/11/10 - A Ecil Informática fechou contrato de fornecimento de chaves automatizadas para o Grupo Eletrobrás

As chaves são compostas por disjuntores a Vácuo, fabricados pela Tavrida Electric e controle desenvolvido pela Ecil. Os equipamentos serão comandados e monitorados remotamente, através RT-5020. A Ecil também integrará todos os equipamentos no sistema SCADA da Eletrobrás.

19/08/10 - Funcionários da Cemig visitam fábrica da Tavrida Electric

Durante o mês de Junho, funcionários da CEMIG, acompanhados pela Ecil, visitaram a fábrica da Tavrida Electric e executaram os ensaios de rotina no primeiro lote de fornecimento de religadores para rede de distribuição. No total, a CEMIG adquiriu 452 religadores e o primeiro lote chegará no Brasil no final de Agosto. Durante a inspeção em fábrica, os inspetores da CEMIG escolheram aleatoriamente amostras de religadores, que foram enviadas para o laboratório KEMA, na Holanda. Durante cerca de 20 dias os religadores foram submetidos a todos os ensaios de tipo previstos na especificação técnica da CEMIG, obtendo sucesso nos resultados finais. Todos os ensaios também foram acompanhados pelos inspetores da CEMIG. O treinamento para toda a equipe da CEMIG será ministrado pelos engenheiros da Ecil, no início de Setembro.

03/08/10 - Inspetores da Celg visitam fábrica da Tavrida Electic na Rússia

Em visita a fábrica da Tavrida Electric, na Rússia, inspetores da CELG certificaram o processo produtivo e de qualidade dos religadores de 15kV e 24kV. A CELG adquiriu recentemente da Ecil Informática, 32 religadores para distribuição, classe 15kV. Os ensaios de rotina foram realizados em Yoshkar-Ola - Rússia e todos os equipamentos foram aprovados com sucesso. O treinamento na concessionária já foi executado pelo engenheiro da Ecil, Robson Gomes e a CELG já iniciou a instalação dos equipamentos em sua rede. Os religadores fornecidos atenderam 100% a especificação da concessionária, além de oferecer características adicionais, como ciclo de vida de 30.000 operações sem manutenção e medição de tensão nos lados fonte e carga do equipamento.

29/07/10 - Ecil inicia processo de unificação da plataforma IVRs da operadora Vivot

Em um processo iniciado em 2004, a Ecil, em parceria com a Portugal Telecom, iniciou o processo de unificação da plataforma de IVRs do sistema Pré-pago da operadora Vivo. Em julho de 2010, a Ecil iniciou outra expansão do sistema, que agora contará com mais 6.120 portas. Ao final da instalação, a Vivo contará com cerca de 20.000 portas de IVR com sinalização SS7. Todo hardware da plataforma foi instalado pela Ecil, em diversos sites espalhados pelo Brasil. A manutenção do hardware de todos os IVRs é de responsabilidade da Ecil Informática, sob atendimento 7x24h.

22/07/10 - Ecil Informática finaliza implantação do sistema de monitoramento na Energisa

A Ecil Informática finalizou a implantação de um sistema de monitoramento de link de satélite, que tem como finalidade detectar a falha na comunicação e “chavear” a comunicação para a contingência, que por escolha da Energisa foi o GPRS/3G (dependendo da cobertura) sendo que quando o link do satélite se normaliza o sistema é capaz de perceber e retornar a comunicação pelo satélite. A Ecil Informática contou com uma equipe altamente qualificada, para a instalação, configuração e capacitação de equipes da Energisa.