Automação de Redes Elétricas

  Projetados para garantir a confiabilidade e a eficiência na rede de distribuição

A Ecil Energia desenvolve e fornece Religadores e Chaves de Manobra sob Carga, para uso em linhas de distribuição e subestações, prontos para atuar no ambiente de "Smart Grid".

Destaque no mercado elétrico brasileiro, a Ecil Energia já tem instalado mais de 7.000 Religadores, beneficiando cerca de 32 milhões de consumidores com mais Confiabilidade e Qualidade.

Atualmente os produtos estão operando em mais de 12 estados brasileiros, atendendo as principais concessionárias de energia elétrica, dentre elas Cemig, AES Eletropaulo, CPFL, EDP Bandeirante, EDP Escelsa, RGE, Celesc, Celg, Ceron, Grupo Energisa e Coelce

Clique na imagem
RELIGADORES

Os religadores são equipamentos automatizados de manobra que operam nas redes de distribuição de energia elétrica, normalmente em circuitos secundários de 13,8, 27 e 36 kV. Seu princípio de funcionamento se baseia na detecção automática de uma falta na rede elétrica, interrompendo o circuito de distribuição. Após o período pré-configurado, o religador restabelecerá automaticamente a energia na linha, verificando se a falta no circuito ainda permanece.

CHAVES DE MANOBRA SOB CARGA

Ainda é comum a aplicação de chaves de manobra com meio de extinção por óleo ou gás SF6, entretanto o campo de utilização do princípio de chaveamento a vácuo está se expandindo, por exemplo, quando aplicado no lugar das tradicionais chaves seccionadoras de manobra sob carga. Para tensões até 24kV, as chaves a vácuo possuem grandes vantagens frente às chaves a SF6.

Os disjuntores a SF6 foram desenvolvidos primeiramente para as redes de alta tensão e depois estendidos para as redes de média tensão. Os disjuntores a vácuo, no entanto, já foram desenvolvidos para aplicação em média tensão na transmissão e distribuição de energia, além da indústria. Seu espectro de aplicação estende-se desde os disjuntores de geradores até a aplicação em alimentação em ferrovias, tanto em subestações como em locomotivas, até o fornecimento de energia na exploração de minas e no fornecimento seguro de energia em navios.

Sem dúvida, uma das grandes vantagens da utilização de chaves a vácuo é o fato de a mesma ser livre de manutenção, durante todo o tempo de vida do produto, que no nosso caso supera 50.000 ciclos na corrente nominal.

Veja abaixo algumas das aplicações onde nossas chaves a vácuo são comumente utilizadas:

• Subestação de concessionárias;
• Proteção e seccionamento em instalações industriais;
• Estações de bombeamento;
• Sistemas ferroviários;
• Usinas térmicas e hidrelétricas de geração de energia;
• Partida de motores de média tensão;
• Subestações unitárias;
• Quadros de distribuição de cargas;
• Quadros de interligação.