Automação de Redes Elétricas

  Projetados para garantir a confiabilidade e a eficiência na rede de distribuição

A Ecil Energia desenvolve e fornece Religadores e Chaves de Manobra sob Carga, para uso em linhas de distribuição e subestações, prontos para atuar no ambiente de "Smart Grid".

Destaque no mercado elétrico brasileiro, a Ecil Energia já tem instalado mais de 7.000 Religadores, beneficiando cerca de 32 milhões de consumidores com mais Confiabilidade e Qualidade.

Atualmente os produtos estão operando em mais de 12 estados brasileiros, atendendo as principais concessionárias de energia elétrica, dentre elas: AES Eletropaulo, Celesc, Celg Distribuição, Cemar, Cemig, Ceron, CPFL Energia, Grupo Energisa, Coelce | Endesa, EDP Bandeirante e EDP Escelsa, Elektro, Eletrobras e RGE.

Clique na imagem




RELIGADORES


Os religadores são equipamentos automatizados de manobra que operam nas redes de distribuição de energia elétrica, normalmente em circuitos secundários de 13,8, 27 e 36 kV. Seu princípio de funcionamento se baseia na detecção automática de uma falta na rede elétrica, interrompendo o circuito de distribuição. Após o período pré-configurado, o religador restabelecerá automaticamente a energia na linha, verificando se a falta no circuito ainda permanece.

CHAVES DE MANOBRA SOB CARGA

Ainda é comum a aplicação de chaves de manobra com meio de extinção por óleo ou gás SF6, entretanto o campo de utilização do princípio de chaveamento a vácuo está se expandindo, por exemplo, quando aplicado no lugar das tradicionais chaves seccionadoras de manobra sob carga. Para tensões até 24kV, as chaves a vácuo possuem grandes vantagens frente às chaves a SF6.

Os disjuntores a SF6 foram desenvolvidos primeiramente para as redes de alta tensão e depois estendidos para as redes de média tensão. Os disjuntores a vácuo, no entanto, já foram desenvolvidos para aplicação em média tensão na transmissão e distribuição de energia, além da indústria. Seu espectro de aplicação estende-se desde os disjuntores de geradores até a aplicação em alimentação em ferrovias, tanto em subestações como em locomotivas, até o fornecimento de energia na exploração de minas e no fornecimento seguro de energia em navios.

Sem dúvida, uma das grandes vantagens da utilização de chaves a vácuo é o fato de a mesma ser livre de manutenção, durante todo o tempo de vida do produto, que no nosso caso supera 50.000 ciclos na corrente nominal.

Veja abaixo algumas das aplicações onde nossas chaves a vácuo são comumente utilizadas:
• Subestação de concessionárias;
• Proteção e seccionamento em instalações industriais;
• Estações de bombeamento;
• Sistemas ferroviários;
• Usinas térmicas e hidrelétricas de geração de energia;
• Partida de motores de média tensão;
• Subestações unitárias;
• Quadros de distribuição de cargas;
• Quadros de interligação.