Solução Wireless

  SOLUÇÃO POR RÁDIO FREQUÊNCIA (RF) COM TECNOLOGIA ZIGBEE EM REDE MESH

Os empreendimentos mais antigos e que não atendem as especificações de projeto previstas na resolução do Secovi, apresentam muitas dificuldades na viabilização da implantação de medição remota individualizada de água, pois, muitas edificações possuem diversas prumadas de água distribuídas pela unidade habitacional.


A necessidade do lançamento de cabos dentro da unidade habitacional, para o envio das informações de consumo, inviabiliza a instalação de sistemas de medição remota convencionais. Adicionalmente, para que a filosofia de gerenciamento residencial seja realmente viável, a tecnologia empregada deve facilitar a instalação de dispositivos para o controle dos equipamentos dentro da unidade habitacional, sem a necessidade de modificação nas instalações elétricas dos edifícios.

Esta abordagem somente teve uma solução com o advento de redes de comunicação por rádio frequência, voltadas a aplicação em automação residencial. A tecnologia ZigBee foi especialmente projetada para aplicações em ambientes abrigados (in door) focada no gerenciamento de equipamentos estáticos.


Atualmente, mais de 70 empresas participam do “ZigBee Aliance” como patrocinadoras ou desenvolvedoras de solução. As soluções sem fio disponibilizadas pelo Portal de Medição utilizam a rede ZigBee como base para seus produtos de aplicação residencial.

Por meio desta rede de comunicação, medidores de água e gás, módulos de comando para controle de equipamentos e, em futuro breve, centrais de alarme, podem trocar informações entre si por meio de uma rede estruturada sem fio.

A rede ZigBee possui 3 entidades. O Coordenador de Rede, que informa e atualiza a topologia da rede, o Roteador de Rede, que envia e recebe os pacotes de informação e os End Devices, de onde se originam as informações a serem transmitidas
.


No caso específico da aplicação residencial, a figura abaixo exemplifica cada um dos componentes desta rede sem fio que será a solução ideal para implantação de sistemas automáticos de medição em empreendimentos construídos, dispensando a necessidade de se montar uma infraestrutura de cabeamento para o envio das informações coletadas.